quinta-feira, 28 de dezembro de 2006


Magnífica esta foto, foi tirada no dia 28 de Dezembro de 2006, na Corte de Jõao Marques, no Algarve, a terra linda que viu minha mãe nascer.

Ia eu muito feliz e contente a passear por entre aquelas ruas estreitas e a observar as casas baixas, quando me deparo com as ruínas desta casa, onde tudo caiu. O mais interessante foi que caiu o tecto e as paredes ainda com a mesa posta e a loiça no lava loiças.

Achei impressionante o paradigma, uma casa em ruínas que ainda tem os copos e os pratos postos em cima da mesa. Mesmo a cadeira ainda está um pouco saída fora do seu lugar, como se no momento em que o dono tivesse tomado a sua última refeição, se tivesse levantado e todo tecto tivesse caído.

Esta imagem trouxe e ensinou algumas lições que me parecem importantes:

Quantas das vezes na minha simples vida, coloquei tudo em cima da mesa , os planos, os sonhos, a carreira, a vida amorosa e fica tudo pronto, o ideal de vida está completo.

Mas de repente algo acontece e todo o nosso mundo e o meu desaba á nossa volta, como que num segundo. Tudo em ruínas, nada sobrou e nós perguntamos porquê??? Porquê a mim e não a outro????

A verdade é que o nosso olhar pode recair apenas sobre os estragos, as ruínas e tudo o que ficou destruído, porém se olharmos mais atentamente poderemos ver que os "objectos que havíamos colocados dispostos em cima da mesa, não estão danificados e que o nosso lugar ainda está lá á nossa espera.

Foi assim com os meus sonhos, os ideais e os planos que fiz para o futuro, por momentos pensei que tudo estava acabado!

Mas não o meu lugar no "palco da existência"ainda estava lá á minha espera.

A reconstrução pode ser iniciada a qualquer momento, basta pegarmos nos antigos sonhos, ideais e planos e darmos um novo toque de esperança e beleza a tudo. Porquê desistir e abandonar tudo aquilo com que um dia sonhámos?

O melhor é fechar os olhos e ver tudo lindo e belo e então a alegria de estarmos vivos vai ser imensa, teremos forças para continuar a viver e se um dia a morte nos chamar, existe sempre a esperança de um dia Cristo voltar e restaurar tudo aquilo que nenhum homem sonhou, ouviu ou sequer subiu ao seu pensamento, será o lar onde vai habitar, longe de toda a luta e dor. E para surpresa de todos lá também a mesa estará pronta e o lugar vazio, mas desta vez para ser ocupado por ti e por mim...basta simplesmente não desistirmos desse lindo sonho.

Por isso a minha oração é:

Pai dá-me coragem para mudar as coisas que posso mudar

Serenidade para aceitar as que não posso alterar

e Pai dá-me sabedoria para ver a diferença entre as duas.

3 comentários:

Anónimo disse...

gostei muito da comparação que fizeste. engraçado que qdo vi a fotografia e li logo de inicio "que foto espetacular" nao tinha percebido o porquê. e realmente...muito bem campatada (sempre com a legenda acompanhada!!).
Foi um bom momento de reflexão e espero q consigas publicar onde querias!
Beijinho

Irina Jeanette disse...

Obrigada...Lady Bug
este é apenas o principio de muitos voos pelo céu da escrita que é uma das minhas maiores paixões.
O teu comment foi o primeiro ao meu blog... e só por isso o melhor de sempre.
Thank You

Anónimo disse...

Magnífica foto, sim... Gostava de ver ao vivo.


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©