segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Entropia, Termodinâmica e Eu...

A minha casa é bipolar e eu bem me tenho esforçado por a entender, mas não consigo!
Aquela casa anda a dar comigo em doida...
Nuns dias anda toda limpa, cheirosa e arrumadita...um verdadeiro mimo!
Outros, que horror, não tem espaço para nada...
É roupas espalhadas, loiça suja, o caos e a confusão e muito maior daquela que qualquer cérebro consegue imaginar.
Odeio a confusão em que aquilo está, mas não sei manter a ordem e sempre que acabo de arrumar, dáse logo início ao processo inverso, creio que isto lo fenómeno da física, conhecido como Entropia:

"A extensão do estado de desordem em que esta energia se encontra é medida por uma quantidade conhecida por entropia. Quanto maior é o estado de desorganização, tanto maior é a entropia, quanto menos extensa for a desorganização, menor é a entropia. De fato, como estabelece a termodinâmica, à temperatura de zero absoluto quando todas as vibrações atômicas e movimento param, a entropia é nula, porque não há movimento desordenado.Do mesmo modo, numa divisão onde haja objectos espalhados desordenadamente pelo chão, a entropia é superior à da mesma divisão onde esses objectos estão arrumadinhos em locais devidamente adequados. Assim se percebe a associação entropia/desordem... Uma boa desculpa para quem se desleixa na arrumação do seu quarto! De acordo com o Segundo Princípio da Termodinâmica, a diminuição da entropia num espaço, equivale ao aumento da mesma na pessoa que gasta energia a arrumar!!!"
E se a minha casa está o caos, não é porque eu sou desleixada ou mulher não prendada, como ele próprio ouso referir este fim-de-semana, é porque é uma casa amiga do ambiente e das leis da natureza, não querendo em nada contrariar as forças do Universo, mas procurando estar em harmonia com o mesmo.

Sem comentários:


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©