segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Uma aposta...



Fiz uma aposta com a minha pessoa em como lia o livro " A Volta ao Mundo em 80 Dias" da autoria de Júlio Verne em 15 dias.
O que ganho com isto?

O prazer de conquistar um objectivo, de criar hábitos de leitura e de sonhar por lugares onde ainda não viajei e que quem sabe, talvez um dia venha a fazer.


Relatos de uma viagem literária, apontamentos meus:

Neste momento, o gentleman apenas alcançou Bombaim, na Índia.
Na minha opinião pessoal, o Sr. Phileas Fogg seria o último homem á face da terra que eu pensaria em convidar para fazer uma viagem, ainda que fosse de curta distância, quanto mais uma volta ao mundo. Pode ser que durante o percurso ele comece a aventurar-se mais, mas de momento limita-se a comer e a jogar Whist, não procurando em qualquer momento contemplar as gentes e lugares por onde passa. Aquele homem parace um pêndulo de relógio, cronometrado com uma precisão exaustiva. No entanto, existem momentos de humor, porque a dupla Fogg e Passepourt é completamente inusitada e imprevisível. Aliás este último, é aquele que vai criar problemas e aventuras ao primeiro, destabilizando tudo e mostrando ao primeiro que a vida não é apenas para ser calculada entre lucros e perdas, no fim existe muito mais a ser vivido e experimentado; afinal estamos aqui de passagem e não experimentamos este privilégio que é a vida para apenas ser marcado o visto de entrada e saída nos principais cais de embarque.

Estou curiosa para saber como o homem que abaixo é descrito, viverá as imprevisiabilidades da vida, como o amor, a amizade e espero que o faça com humor e coragem, caso contrário nunca chegou a sair do mesmo lugar, ei-lo pois:


"Nessas alturas, que fazia Phileas Fogg? Poderíamos ser levados a pensar que inquieto e ansioso, ele se preocupava com as mudanças de vento prejudiciais ao andamento do navio (...)De modo nenhum! Ou pelo menos, se o gentleman pensava nessas eventualidades, não o deixava transparecer. Era sempre o mesmo homem ímpassível, o membro imperturbável do Reform Club, a quem nenhum incidente ou acidente surpreendia. Não parecia mais emocionado que os cronómetros a bordo (...) não vinha ver as cidades espalhadas ao longo da margem e cuja silhueta pitoresca se recortava, por vezes, no horizonte."

Verne, Júlio in a Volta ao mundo em 89 dias, p.52.


nota:apesar de identificar-me em muito com a personagem incauta de Passepourt confesso que o equilibrio entre a disciplina de Phileas Fogg e o espírito fresco do criado eram a combinação ideal para enriquecer o meu percurso de vida.

Sem comentários:


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©