sábado, 15 de novembro de 2014

A Realidade Inglesa - O Mundo do Trabalho


Hoje vou partilhar um pouco do que é a vida em Inglaterra, pretendo fazer isso abordando diferentes tópicos que se revelem interessantes para saciar a curiosidade de alguns. 
O desejo de viver em Inglaterra já era muito antigo, não motivado por razões econômicas ou de trabalho, mas por ter sempre este eterno desejo de viajar, conhecer novas culturas e experimentar novos universos. Tenho um espírito demasiado inquieto para estar muito tempo em um só lugar! No entanto, sei hoje que lugar nenhum no mundo tira o amor que sinto por Portugal, a paixão por Lisboa e Almada entre outros recantos do meu país. Mas, Portugal abandonou os seus e quando depois do nosso regresso do Brasil fomos confrontados pela total ausência de oportunidades no mercado de trabalho na área do Serviço Social, os nossos corações tomaram a firme decisão de trabalhar sonhos em terras de Sua majestade. Mas será que na verdade existem oportunidades de trabalho em Inglaterra? Posso  com certeza afirmar que não só existem, como a oferta excede em muito a procura. Atualmente sou auxiliar de enfermagem em uma Unidade de Cuidados Paliativos 
(cuidados em fim de vida) e trabalho apenas 3 noites por semana, no entanto, o salário é muito maior que o de Assistente Social a tempo integral em Portugal. No período de pouco tempo que estivemos em Portugal, exerci esta mesma função, a diferença? A diferença é que as tarefas são coordenadas, não realizo outras além daquelas que são esperadas para uma auxiliar de enfermagem. Faz toda a diferença!!! No início do próximo ano vou iniciar meu percurso profissional como assistente social e estou ansiosa, pois por isso estudei a fundo na Universidade, sendo o que amo realizar como profissional, mas, é também compensador a nível financeiro. Quando estive em Portugal recordo de ter ido aos centros de emprego e pesquisar trabalho na minha área, no entanto, nem uma vaga de norte a sul do país. As coisas ficam ainda mais interessantes quando aqui todos os dias recebo na minha caixa de correio novas propostas e telefonemas para trabalhar como assistente social. Ainda não comecei este percurso profissional, porque carece do registo na Ordem dos Profissionais de Saúde e isso custa umas centenas de libras que apenas agora reuni para avançar por esse caminho! A vida onde estou é calma, a comida muito barata e comprar um carro usado e em bom estado é perfeitamente acessível. A renda pode ser cara, mas conseguimos ter pequenos luxos, como roupas, passear e almoçar ou jantar fora com os amigos aqui e ali. Desde que cheguei, nunca me faltou trabalho, apenas procurei e em todos fui admitida da noite para o dia!! Parece difícil acreditar, mas esta é a verdade, a de que ainda é possível ter qualidade de vida e realizar sonhos, ousando e arriscando, nada que algum espírito de sacrifício não faça acontecer. Tenho a certeza de que o nosso percurso em Inglaterra apenas começou e a nossa vida aqui é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. 

Sem comentários:


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©