quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

A Realidade Inglesa: acolhimento de estrangeiros e tal...

 
Hoje tenho de partilhar convosco a forma como é diferente o tratamento que é feito aqui na realidade inglesa que conheço em particular e da qual alguns podem sentir-se livres para discordar.
Desde o dia em que aqui chegámos, sentimos calor humano, simpatia ás paletes e nunca sentimos, vivemos ou assistimos a preconceito racial. Sei bem que tudo isso existe, mas surpreendam-se os que quiserem, mas existe maior discriminação e abusos entre nacionais, por exemplo, entre nós, os portugueses do que ingleses para nós, os estrangeiros. Sentimos isso quando fazemos compras, requisitamos algum serviço, nos bancos, médicos, escolas, uma simpatia extraordinária. Pessoalmente sinto-me em casa e isso é super refrescante, sei que isto vem de eu viver numa cidade pequena no " country side". As cidades grandes estão super lotadas e os sentimentos devem ser outros, mas eu só posso dizer aquilo que vivo e experimento dia a dia. 
Começo a pensar ir ao banco só por prazer, temos sempre alguém para tirar as dúvidas e dar as boas vindas o tempo todo, á entrada do banco está esta pessoal amável com um sorriso no rosto e disponível para tudo o que precisarmos. A ultima vez que precisei tratar um assunto mais particular no meu banco, foi servido um chá quente para mim e o Rafha. Delicia!!!! 
Nas lojas, correm os corredores para nos ajudar a encontrar o que procuramos e querem sempre ajudar mais, tudo com um sorriso nos lábios e uma sensibilidade e frescura extraordinárias. Nada de rostos emburrados, falta de tacto ou má educação... Se vivesse em Portugal, viria a Inglaterra fazer as compras do mês, acreditem, é muito mais do que já vivi até hoje, muito mesmo!!! Os supermercados que habitualmente recorro para as comprinhas do dia a dia, não teêm alarmes na saída, simplesmente, é isto mesmo em grandes superfícies, ninguém vai esperar ou acreditar que algo vá ser roubado, se roubares é a tua consciência o único prumo. As pessoas não desconfiam, confiam!! Muito diferente quando em alguns lugares em Portugal, assim que entras em algumas lojas és imediatamente seguido com olhares indiscretos que querem entender o que afinal foste ali fazer. O que seria? Compras, não? Parece que somos pessoas com liberdade condicional e até sentimos a pulseira eletrônica a prender os tornozelos a cada passo, quando é assim, saio de lugar a murmurar e nem levo nada. Bem feito!!!
Na realidade inglesa, algo que não deixa de surpreender é como um contrato verbal tem tanto valor como um contrato escrito, nada de escapatórias! Mesmo se fores comprar um iPhone em uma loja e só descreveres o que queres e voltares mais tarde para finalizar o contrato, já vai ser difícil voltar atrás ou desistir, deste a tua palavra!! E se serviços ou pessoas singulares não fizerem isto cumprido por todo o país existem agências que de forma gratuita defendem os direitos do cidadão, do consumidor e por aí fora, prestando um serviço público extraordinário. 
Por exemplo e entre muitos que poderia deixar, para nós o mês de Dezembro, foi o mês das multas de estacionamento, parecia que só de existir o carro já era multado por natureza, mas não, foi descuido mesmo! Uma das multas ascendeu ás 70 libras e eu contatei os escritórios por via electrónica e expliquei a impossibilidade de pagar tal valor (depois de outras tantas pagas de uma só vez). Foi algum tempo passado, recebi a carta dizendo que diante das circunstâncias apresentadas a multa havia sido anulada e, foi um alívio. Ainda existe esperança para a humanidade. E é este sentido de justiça, o acolhimento, a honestidade que nos faz bem á alma. Gostaria eu, que o povo português, aqui nesta cidade fosse uma comunidade mais unida e não tão dividida e cheia de fofocas, é uma emoção só, como o orgulho e preconceito vem á pele, entre pares, semelhantes e isto quando somos todos uma só raça: A Raça Humana!

Sem comentários:


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©