quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

A Realidade Inglesa versus Viver num País sem Sonhos!


Em um ano apenas, foram 30.000 os portugueses que chegaram a este país e,  boa parte são licenciados que terminaram os seus cursos superiores e simplesmente não conseguiram encontrar trabalho qualificado. Acabei de ler um artigo que fala sobre a realidade dos enfermeiros em Portugal e que desde 2009, mais de 10,000 já solicitaram á ordem dos profissionais a diretiva comunitária para exercer funções no estrangeiro. Sinceramente, é muito difícil emigrar e, eu se pudesse viveria e trabalharia em Portugal, mas viver num país sem sonhos e sem perspectivas? Quando terminei a licenciatura, enviei meu curriculum ás resmas para instituições, fui presencialmente a muitos lugares, até ás páginas amarelas fui, recolhi números de instituições, emails, moradas, não largava a internet a procurar novas oportunidades em sites de emprego e as respostas não chegavam.  Finalmente, da ilha dos Açores chega uma proposta de trabalho! Lá fui eu de malas feitas para o que seria 1 ano de contrato de trabalho... Feitas as despedidas da família e dos amigos, juntei o espírito de aventura á felicidade de ter trabalho qualificado e (...) 19 dias depois já tinha regressado a casa completamente frustrada e indignada. Porquê? Entre as minhas funções de Técnica de Serviço Social, estavam incluídas as tarefas de limpar os escritórios da empresa, ser recepcionista e limpar as casas de banho também, por pouco mais de 500 euros. Recusei-me e denunciei a empresa! Nada disso estava descrito como parte das obrigações de contrato de um licenciado, um estágio parcialmente pago pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional. Os meus professores sempre disseram que eu era demasiado idealista, mas a isto eu chamo de ser realista. Achei tudo aquilo abusivo.
Em Inglaterra, o salário pode chegar a triplicar para enfermeiros e assistentes sociais e somos contratados para exercer as funções previstas em cada categoria profissional. Aqui um enfermeiro, é isso mesmo, um enfermeiro, não como em Portugal em que sei, estão enfermeiros a trabalhar nas suas funções e a acumular outras tantas que chego a ficar boquiaberta, ao ver como estão sujeitas e submissas as pessoas a uma realidade em crise. É difícil emigrar, mas melhor que viver num país sem sonhos. Quando finalmente, consegui o meu primeiro estágio em Portugal, soube mais tarde que fui contratada não pelas minhas qualificações,  mas por entre todos os candidatos ser a pessoa segundo o zodíaco com o signo adequado, comecei a trabalhar por ser do signo aquário! O presidente da instituição era altamente espiritualista e só contratava funcionários ou não, depois de saber os signos e fazer o mapa astral de todos. Parece piada, mas aconteceu... Caiu o mundo aos meus pés! Que injustiça e capricho totalitário é este? Ainda hoje fico indisposta só de pensar. Trabalhei por 1 ano e depois o nada outra vez. 
É um investimento sair do nosso país! Para mim investir mais de 1000 euros na inscrição na Ordem é um sacrifício, mas se vou exercer com respeito a minha profissão e receber um salário justo, não lamento e só agradeço. Penso na família que quero construir e nos sonhos que desejo realizar e sei que por aqui ainda é possível acreditar, trabalhar, sonhar e viver. Lamentável é ver Portugal perder tanto da sua moldura humana por falta de medidas e políticas adequadas.

Sem comentários:


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©