sábado, 7 de fevereiro de 2015

A Linguagem do Amor...


O amor e a amizade são linguagens distintas e próprias a cada um, com uma singularidade única e indecifrável para os distraídos ou incautos. O amor e a amizade deveriam ser expressos de forma livre e gratuita, no entanto o que muitas vezes acontece é precisamente o oposto, cobramos atenções, demonstrações e não respeitamos os tempos e as expressões de linguagem do outro que por certo diferem da nossa, sobram o ressentimento e a decepção e em casos extremos o isolamento sem causa "aparente". A bíblia, um dos livros mais inpiradores de sempre, diz o seguinte: " A ninguém devais coisa alguma, á excepção do amor" e eu acredito que esta é uma dívida que estará sempre em aberto. O amor e suas linguagens são como uma frágil planta que precisa cuidados e ser alimentada e regada a cada dia para subsistir. 
Vamos ser mais intimistas e conversar sobre o beijar, uma das formas de expressão de amor, amizade e afeto. 
Na sociedade atual deve beijar-se mas com peso, conta e medida. Já foi mais dramático que isto, quando por exemplo era ilegal beijar em público os parceiros sem ser multado por isso, no tempo da ditadura do Estado Novo em Portugal. Até hoje o povo português é reservado no tratar o outro. No Brasil, beijar é tão natural e necessário como beber água, manter as pessoas hidratadas nas águas frescas e doces do afeto é essencial e vital. Ah povo que gosta de beijar e sorrir. Beijar, abraçar, partilhar carinhos em público ou privado tinha de ser natural para todos. Para alguns não é e aí devemos estar disponíveis para aprender a conhecer qual a linguagem que a pessoa precisa para sentir o calor, acolhimento e leveza do amar e ser amado, porque se bem que nem todos temos as mesmas formas de expressão, todos precisamos exprimir e sentir os afetos de um jeito ou de outro. 
Por exemplo, na Áustria é ainda hoje válida uma lei que torna ilegal beijar alguém em uma viagem de comboio para não demostrar excesso de afeto em público e isto, claro alcança outras vertentes da vida social deste povo, por associação. Quem usa bigode não deve beijar no Mississipi.  
Agora imaginem um mundo sem email's, whatsapp, messenger, um universo humano imenso. Poucos lembram o poder de uma carta que cruzava o mundo, repleta de selos, alguém lembra? Estamos mais automatizados e sem letras escritas por nós próprios na linguagem do amor. Publicamos fotos com dizeres de outros no Facebook, postais enviados em ocasiões especiais já incluem frases, poemas e afins que poupam á pessoa o trabalho de sentir e transmitir. Somos únicos, especiais, diferentes e porque não fazer os outros sentirem isso mesmo? Nunca nos devíamos contentar com menos ou com pouco. Sentir e partilhar calor e conforto deveria ser uma experiência única, diária e constante: "Não deveis nada uns aos outros a não ser o amor". Expressar amor. Mas será adequado beijar quem não merece? Beijar é o aproximar tanto duas pessoas que não mais se vêem os defeitos um do outro. Existem diferentes caminhos, é um desafio diário, para abafar conflitos e os evitar. Vou sim beijar e abraçar mais, sem pudor e sem auto control, quero perder-me nos braços do amor.  

Sem comentários:


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©