domingo, 1 de fevereiro de 2015

A Realidade Inglesa: Vistos e Fraudes


O Rafha (hubs) é brasileiro, casámos em 2013 e logo demos inicio á longa viagem com destino a Inglaterra. Não foi um início nada fácil, mas somos gratos por tudo o que já ultrapassámos juntos, não há dúvida que ficámos mais fortes e unidos. Um ano e poucos meses já passaram e, apesar de eu ter começado a trabalhar de imediato, o Rafha tem de esperar conseguir o visto por união familiar para conseguir trabalhar, estudar e ter uma vida "normal". Mas o que é preciso? No site do "Home Office", encontramos o formulário EEA Family 2 e preenchemos todos os requisitos, um deles eu tinha de apresentar recibos de salário de meses. Porquê? Para atestar que somos financeiramente estáveis e independentes, sem estarmos a descansar á sombra de benefícios do Estado, propósito este que nunca esteve em nós! Ever!!! 
Conseguidos esses recibos enviámos  toda a nossa documentação, sendo que já foram 3 as tentativas e os papéis são sempre devolvidos, por detalhes de isto ou mais aquilo. E cada devolução representa um atraso de mais alguns meses, mas nada grave. Nesta última os correios não carimbaram o cheque postal e por isso não foi aceite o apelo. Enfim, mas o mais grave foi o que aconteceu em seguida ao primeiro envio da documentação e isto para mim que sou verde nestas andanças fiquei em um de absoluto horror. Perdi o sono durante noites a fio e chorava á toa, nervosa, irritada e estupidificada. A razão? Recebemos pelo correio cartas, mensagens de texto e emails a informar que o tempo de permissão para o hubs estar em Inglaterra havia expirado e por isso era requerida a sua saída imediata do país. Óbvio que não é permitido separar familiares diretos de um membro da União Europeia! Somos marido e mulher, bolas!!! Muitos telefonemas depois e com o pânico de logo agora que os projetos nossos estão a tomar forma e a concretizar-se, teríamos de regressar para onde nada nos espera? Não, eu não ia desistir assim!! Mais tarde e procurando informação, até mesmo na internet, algo que a amiga M. muito nos ajudou, entendemos que tudo não passou da estratégia de uma companhia de serviços, um grupo de tubarões a pressionar para que fossem contratados os seus serviços,  sabe Deus a que custo, para conseguir o famoso Visto ou Permissão de Residência. Foi um susto grande e respiramos de alívio quando tomámos consciência da verdade. É possível solicitar este documento per si sem gastos extraordinários e foi bom não termos caído na estratégia deste grupo. É preciso ter atenção, muitos golpes podem trazer armadilhas. Alguns são os falsos contratos de trabalho a estrangeiros via internet, golpes bancários e loterias, entre muitos outros. 
Toda a atenção é pouca e em caso de dúvida faça muitas perguntas e procure respostas junto a entidades oficiais, amigos bem informados e sigam em frente com segurança. Todo o caminho para conseguir um Visto é um longo processo e exige um forte exercício de paciência,mas tenho a certeza de que no final, a luta compensa sempre. O hubs está ansioso do dia que começará a trabalhar, até lá vai prosseguir em um curso de inglês para manter o foco e aproveitar o tempo. 

1 comentário:

Inessa disse...

Ah Irina!! Eu vivi a mesma experiencia aqui, mas o problema era a seguranca social, esperei 6 meses por un numero. Mas e bom compartilhar o problema conosco> Vamos orar para que Deus resolve rapio este assunto!!! Beijinhos


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©