quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Voltei para Portugal!

Ontem sobrevoei Lisboa, era noite e sempre que o faço a essas horas penso que a minha cidade de Natal é como um bolo de chocolate cheio de velas, visto lá de cima e, isto talvez porque sempre me sinto uma aniversariante quando volto ao meu lugar. 2019 e desde 2017 que aqui não colocava os pés, e isso é demasiado tempo. Será? Demasiado tempo é ter de emigrar e ficar longe, eu já vou quase com 9 anos longe de Portugal se somar Inglaterra e Brasil. É inevitável a sede de voltar, a fome de tudo o que é nosso. Já cheguei a esta conclusão, a de que por mais que estejas adaptado a um país estrangeiro, nunca te vais sentir totalmente em casa, vai sempre existir aquele sabor agridoce da saudade, dos sabores de casa que ainda que copies as receitas caseiras, elas nunca vão saber igual e ninguém sabe explicar o porquê. Mas a questão hoje é porque ultimamente eu tenho carregado comigo uma certa dose de inveja sobre aqueles que apesar das dificuldades conseguiram ficar, com suas famílias e viver! Será que eu voltaria a emigrar, se me dessem o conhecimento do que tenho hoje? Quase certo que sim, pois sou mais teimosa que porta e, depois voltava a arrepender-me. Quero voltar e este é o ano em que começo os preparativos para voltar. Sinto falta deste meu cantinho á beira mar plantado e sinto que devo voltar com o entusiasmo com que fui e parti - a de mudar o mundo e o meu mundo. Trazer essa força, conhecimento e entusiasmo para o meu Portugal e contribuir para mudar mentalidades, atitudes e valores. Para hoje: um passeio à beira-mar.

Sem comentários:


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©