domingo, 3 de março de 2019

Entre marido e mulher (...) por favor alguém meta a colher

Foi esta semana que fiquei a saber de um caso aqui em Inglaterra de uma jovem que foi ao cabeleireiro e falando com a técnica que arranjava o cabelo, num momento mais relaxante falou como andava preocupada pois recebia ameaças de morte e sofria violência doméstica por parte do companheiro. Depois da jovem ter sido do estabelecimento e por já ser conhecida ali, a técnica avisou. as autoridades que imediatamente tomaram ação. Isto tudo fez-me pensar nos casos em Portugal e sucessivas mortes desde o início do ano. Será que nunca ninguém soube o que essas mulheres estavam a viver? Será nenhum vizinho ouvi-o gritos, choro nos dias, semanas e anos que antecederam as mortes? Será que não se fizeram de moucos?
Penso ser urgente uma conscientização da sociedade desde as mais tenras camadas para isto, que se virmos ou ouvirmos alguém ser abusado seja fisicamente ou emocionalmente deveríamos contatar as autoridades de imediato, com ou sem autorização da vítima, seja ela homem ou mulher ou pior ainda, uma criança. Onde estamos a falhar como sociedade pôs moderna? Ainda nos apegamos a provérbios populares antigos e credinces para escusar a consciência e o dever? Ainda hoje me admiro das vezes que eu, meus irmãos e outras crianças foram espancadas dentro de nossa casa e nunca nenhum vizinho nos abordou ou transmitiu preocupação às autoridades, mas esses eram outros tempos, se é que isso é desculpa. 

Penso que é hora de despertar e exigirmos um pouco mais de nós mesmos, talvez com atitudes proativas se consiga fazer a diferença e salvar uma vida ou duas! 

Até quando o silêncio e o virar de costas? 

E tu qual a tua opinião?

2 comentários:

vanda silva disse...

Gostaria de contacta- lá para tirar uma duvida pessoal, seria possível por email? Obrigada e cumprimentos

Irina Jeanete disse...

Vanda Silva, so agora vi o seu comentario... Pode sim, o meu email : almadairina@gmail.com


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©