sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Pastel de Feira....


Se existe algo que gosto de fazer quando em visita a um novo país, é misturar-me com as pessoas no seu "habitat" e, um dos lugares melhores para isso são os mercados ou feiras. 

Ali podemos encontrar um movimento continuo de dialetos, cheiros, cores numa dinâmica quase esmagadora no seu poder de nos transportar. Aqui em São Paulo e acredito que um pouco por todo o Brasil, espalham-se em determinados dias da semana, nas ruas as mais diferentes e coloridas barraquinhas comercializando de tudo um pouco: legumes e frutas são as minhas favoritas, mas encontramos especiarias moídas na hora para dar aquele saborzinho diferente aos pratos, carne, peixe, utilidades, vestuário, floriculturas e por aí continua...

É aqui nas feiras, que podemos encontrar o famoso pastel, uma luxúria de pastel gigante, como nunca tinha visto ou provado na minha vida para comer e beber com um caldo de cana de açúcar. Este pastel é feito na hora e podemos pedir qualquer recheio como: frango, palmito, pizza, calabresa de porco, vários tipos de queijos e ele vem para as nossas mãos a pedir que o mordam e esqueçamos o resto. O caldo de cana de açúcar é nada mais que a cana triturada na hora e da qual é extraído um caldo bem docinho ao qual eles adicionam á nossa escolha vários sabores para o tornar mais refrescante, tais como: limão, ananás, gengibre,e outros, muitos outros mais. Acreditem que depois de provar esta iguaria repleta de calorias vão desejar fazer compras de feira todos os dias da semana, é muito delicioso.


Hoje fui já na hora de terminar a feira, porque é quando encontro os preços melhores e acabei por comprar mamão, melancia, ananás, banana prata ( sim, porque aqui existem vários tipos de banana - nanica,ouro, maçã e cada uma melhor que o outra) e maçarocas de milho. 

É delicioso para mim, ir a estes lugares e fugir um pouco dos ambientes controlados dos shoppings. Feira para mim é sinônimo de ritmo, vida, emoções, sabores, cores, cheiros tão diversos e coloridos que enriquecem o dia. É possível tentar negociar os preços, mas não sou boa nisso....limito-me a percorrer toda a extensão da feira e não comprar logo nas primeiras bancadas, porque é lá para o final que encontro sempre o melhor, e com um preço mais competitivo.

Na sexta-feira passada tive um episódio inusitado  em que o feirante percebendo que eu era portuguesa, muito contente me pergunta se sou da ilha da madeira e se eu gostava mais do jogador Cristiano Ronaldo ou do Neimar, ao que respondi:

- Não sou fã do Cristiano Ronaldo!

Acreditem que literalmente a feira parou ao meu redor como se eu fosse de outro planeta e ficaram muito admirados, tanto que até me senti mal por não ter um afeto todo especial pelo garoto maravilha (not). Saí dali a correr com as minhas compras, que ainda não tinha acabado, mas esquecendo tudo voltei para casa, deixando para trás a estupefacção de muitos. Foi um episódio diferente e sui géneris que me roubou alguns largos sorrisos. Por isso, gosto tanto de ir á feira, porque acabo sempre com um sorriso nos lábios depois de participar daquela loucura, apertos, gritos de quem vende e, claro o cheiro do pastel que não comi,mas que deixou a vontade de voltar.

Sem comentários:


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©