terça-feira, 21 de abril de 2015

A Realidade Inglesa: Direitos Sociais e de Saúde



Uma realidade nova e desconhecida pode trazer um tanto de surpresas boas, como outras que nem tanto. Nestas páginas gosto de partilhar um pouco das nossas experiências aqui em Inglaterra, mesmo nem todas sendo as mais positivas mas, porque podem dar alguma dica útil  em tempo oportuno. Faz uma digerença gigante quando chegamos a um país e trazemos todas as informações corretas anotadas no caderninho. Mas isto, não aconteceu connosco e pagámos caro por isso.

Como sabem, o Rafha esteve a aguardar os documentos de permissão para residir e permanecer em Inglaterra e por isso, o direito a estudar, trabalhar ou ter uma conta bancária esteve sempre em stand-by. Desde o primeiro dia, que eu como cidadã europeia tive direito á assistência médica gratuita e fui acompanhada em um Centro de Saúde escolhido por mim. Acontece que, neste mesmo Centro de Saúde dirigindo-me á recepcão perguntei qual seria a forma de também o hubs ter um médico de família e isto foi há quase 2 anos atrás. A recepcionista informa que apenas depois de estar legalizado, o hubs poderia ter direito á assistência médica. Fiquei chocada e revoltada, perguntei a várias pessoas, mas acreditem, ninguém nos soube dar uma informação diferente. Rolaram inclusive, os mais estranos rumores, sobre em caso de internamento ou necessidade de assistência hospitalar, por estar "irregular", teria de pagar uma taxa de atendimento hospitalar superior a 500 libras. What??!!??? 


A verdade é que esta semana o Rafha obteve a permissão de trabalhar, estudar e ter seus documentos oficiais por isso, fomos contentes ao Centro de Saúde e, a pessoa que auxiliou na inscrição, ficou muito chocada de saber que nos últimos dois anos, ele não tinha tido registro em nenhum Centro de Saúde no país, Expliquei as razões e ela disse que isso era um tremendo erro, pois todas as pessoas, em um país de direitos sociais como a Inglaterra, tem direito á assistência à saúde sem quaisquer outros requisitos. Ao saber disto fiquei verde, azul e de todas as cores, por não ter corrido mais atrás da verdade e ficar apenas com a opinião de terceiros sobre matérias tao importantes. Felizmente, em todo este tempo, não existiram problemas de saúde muito graves, mas poderia, sim ter acontecido e claro, por medo iriamos ficar em sofrimento sem assistência médica. 
 Sabemos hoje que o melhor é sempre perguntar nas fontes e, neste aspeto a internet nem sempre oferece as melhores respostas, por isso da próxima que existir uma dúvida em mim, vou questionar tudo e todos até ter a certeza de um Sim ou Não em matérias tão fundamentais como esta. 
Enfim, não sei até hoje porque aquela recepcionista do Centro de Saúde falou aquelas palavras, qual a motivação e se existia uma ou não. 

Por isso, aqueles que tiverem questões fundamentais sobre os direitos sociais em Inglaterra ou outros, atenção, não fiquem pelo que dito ou não dito, aprofundem, pesquisem, pois quem tem boca vai a Roma.

Sem comentários:


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©