terça-feira, 19 de abril de 2016

Ser Assistente Social em Inglaterra

Hoje quero partilhar convosco como me tornei assistente social em Inglaterra. Para aqueles que não sabem, ao contrário de Portugal, aqui em terras de Sua Majestade existe uma Ordem que regulamenta e supervisiona esta entre outras profissões. Acontece, que para trabalhar no país como profissional de Serviço Social é preciso estar inscrito neste organismo e sem o qual não é possível candidatar ou ocupar cargos na área. É um processo longo, mas na minha opinião fácil, pois basta imprimir os formulários da internet ( http://www.hcpc-uk.org/apply/international/. ) preencher e enviar em correio registado para esta entidade com todas as cópias certificadas dos documentos requisitados, claro que anexando o modo de pagamento pelo processo, que na minha altura era de 450 £ ou seja uns 570 euros. Depois disto será recebida uma carta com a data de 4 meses para uma primeira avaliação da candidatura. Tudo isto pode ser feito a partir de qualquer lugar do mundo, ninguém precisa se deslocar a Inglaterra. Após essa avaliação, se os acessores considerarem que existe necessidade de maiores informações isso será requisitado e aí começa após entrega desses documentos a segunda fase e a final do processo. O meu processo começou em Dezembro de 2014 e com indas e vindas, foi requerido após análise completa da minha formação , um estágio de 60 dias para me habilitar a exercer a profissão no país. Eu, recentemente ouvi falar de uma empresa que está a cobrar 1900 euros para fazer este processo ou seja aproximadamente 3 vezes mais do que o requisitado pela ordem. Não é um bicho de sete cabeças, este registro e está ao alcance de qualquer um que entenda a língua inglesa para preencher os formulários. Penso que existe uma certa ganância, talvez, ao cobrar tais valores a pessoas que podem estar mal infirmadas sobre como o fazer, o processo em si e os tempos de espera. Espero ter sido útil a alguém e, se alguém precisar de alguma informação sobre esta matéria, estou disponível para quaisquer eventuais esclarecimentos. Boa sorte e sempre lutem pelos vossos sonhos.

7 comentários:

Unknown disse...

Eu preciso de ajuda... está disponível?

Aline Marques disse...

Boa tarde,

Sou brasileira formada em Serviço Social desde 2012. Tenho interesse em me mudar para a Inglaterra e gostaria, se possível, de trocar mais informações com você.

Fico no aguardo.

Grata,
Aline Marques

Unknown disse...

Olá Boa Tarde. Eu Mora em Scotland e queria dar início a esse processo para que possa começar a trabalhar na minha área.
Poderá me ajudar?

Unknown disse...

Bom dia...como faço para a contactar pessoalmente. ..

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ola boa tarde. Pode me ajudar a preencher?
migaandrea@hotmail.com

Lucy Mazera disse...

How about an experience in the social area at CICD-Africa and India through Humana People To People.
More information link:
https://joincicd.co.uk/


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©